.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 07:00 às 13:00 Horas

Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria Do Bem Estar Social

Departamento de Assistência Social Realiza Balanço das Ações em 2017


A Secretaria do Bem Estar Social de Ubirajara tem por finalidade, programar, organizar supervisionar, coordenar e controlar as atividades relativas a execução de programas que visem o bem estar da comunidade. Tem ainda como objetivo prestar atendimento as pessoas que se defrontam com problemas sociais visando proporcionar melhores condições coletivas, com o propósito de fortalecer vínculos familiares e comunitários na perspectiva de recuperar a autoestima, estabelecer identidades, referências e valores entre seus integrantes. Ou seja, a Secretaria do Bem Estar Social é o órgão responsável por desenvolver todos os programas da assistência do município, cadastrar famílias carentes e estabelecer critérios de priorização de benefícios a serem distribuídos, estabelecer e implantar programas de habitação popular, incentivar e apoiar todas as entidades de assistência social, visando o aproveitamento dos seus serviços à comunidade, entre outros conheça os principais programas:

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo – SCFV

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo – SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas. Dentre outras, de acordo com idade dos usuários. O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidade dos usuários.

 

AULAS DE ARTESANATO EM UBIRAJARA E

BAIRRO AREIA BRANCA

Em parceria com O CRAS, e apoio da Gestora Sra. Nivania Araújo Bordin e da primeira Dama Sra. Gisele Gonçalves, as oficinas de artesanato estão sendo ministradas pelas Professoras Gení e Eli Regina, todas as quartas feiras, sendo a primeira turma atendida das 13:30h ás 15:00h. E a segunda turma das 15:00h ás 16:30h, no Bairro Areia Branca. O Objetivo das oficinas é acolher e socializar as mulheres, fortalecer vínculos sociais, comunitários e familiares, assim como garantir uma geração de renda. Durante o encontro, a mulher tem a oportunidade de trocar informações e experiências de vida. Assim como ajudar umas às outras e transformar suas realidades, como agentes de multiplicação do bem.

 

Oficina: De Artesanato

Professora: Eli Regina

Público Alvo: Beneficiárias do CRAS

Local: Sala de Artesanato – Bairro Areia Branca

Dia e Horários: Todas as Quartas - Feiras as 13:30h e ás 15:00h

 

O Artesanato surge como uma das ferramentas que mais beneficiam no desenvolvimento da criança, assim como nas demais faixa etárias. Concentração, disciplina e criatividade são algumas das consequências desse aprimoramento do lado artístico e ajudam, não só na escola, mas também na vida em sociedade. O artesanato também trabalha o lado psicomotor, tornando-se uma terapia.

 

Oficina: De Artesanato

Professora: Gení

Público Alvo: Beneficiárias do CRAS

Local: Sala de Artesanato – Departamento de Assistência Social

Dia e Horários: Todas as Quartas - Feiras as 13:30h e ás 15:00h

 

AULAS DE BALLET

Dançar não é só divertido como também é muito favorável ao bem estar físico e emocional das crianças. Além, de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. O Ballet Clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o Ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios tais como: Melhora a coordenação motora, aumenta a concentração, noções de espaço e de localização, aumenta a flexibilidade, mais resistência corporal, corrige e melhora a postura, estimula o desenvolvimento intelectual, ajuda a expressão e memória, aumenta a autoestima, ajuda a fazer amigos, e melhora o equilíbrio e reflexos.

 

Oficina: De Ballet

Professora: Claudia Pires

Faixa Etária: 3 a 14 anos de idade

Público Alvo: Crianças beneficiárias e crianças que frequentam a Casa da Criança

Local: Sala de Ballet – Departamento de Assistência Social

Dia e Horários: Segunda e Quintas - Feiras das 9:00h às 11:45h e das 13:00h ás 16:00h

AULAS DE COSTURA

Costurar é uma arte. O estresse do cotidiano, muitas vezes afeta a saúde e o bem estar das pessoas. Especialistas de diversas áreas afirmam que fazer tarefas prazerosas como costurar ameniza o estresse, ajuda a recuperar as energias e, ainda, são ótimas para combater o mau humor e o cansaço mental. Os trabalhos manuais têm sido cada vez mais utilizados como remédio e tratamento para as pessoas que sofrem com o estresse, já que este tipo de atividade como artesanato e costura estimulam a criatividade ao mesmo tempo em que serve de válvula de escape para tensão acumulada. Durante o processo de criar uma peça por meio do molde até costurar em definitivo, as pessoas costumam se sentir importantes e capazes de realizar coisas novas. No mais, o aprendizado pode se tronar uma geração de renda para os alunos do curso e suas famílias.

 

Oficina: De Costura

Professora: Marta

Público Alvo: Beneficiárias do CRAS

Local: Sala de Costura – Departamento de Assistência Social

Dia e Horários: Todas as Terças - Feiras das 19:00h ás 21:00h e Quintas – Feiras das 14:00h ás 16:00h

AULAS DE JIU JTSU

A prática de esportes na infância e juventude ajuda no desenvolvimento psicológico, corporal e muscular dos alunos, auxiliando a fase de crescimento, a respiração e a concentração desses meninos e meninas. As crianças aprendem na prática a competir com honestidade, ou seja, a ser humilde, reconhecendo erros e acertos, aprendendo a cair e levantar e, sobretudo, a recomeçar desfrutando das amizades de novos colegas. Os benefícios do Ji Jitsu são:

Controle Muscular;

Aperfeiçoamento do Reflexo;

Desenvolvimento e Raciocínio;

Equilíbrio Mental;

Reforço do Caráter e da Moral;

Fortalecimento de Autoestima e Autoconfiança;

Respeito aos Companheiros;

Senso de Disciplina e Hierarquia.

 

Oficina: De Jiu Jitsu

Professor: Alexandre

Faixa Etária: 7 a 17 anos de idade

Público Alvo: Crianças Beneficiárias e Crianças e Adolescentes que frequentam a Casa da Criança

Local: Departamento de Assistência Social

Dia e Horários: Todas as Terças e Quintas - Feiras as 13:30h e ás 15:00h

722 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Ubirajara - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.