Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023

COMO FAZER A TRÍPLICE LAVAGEM DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

APRENDA COMO FAZER A TRÍPLICE LAVAGEM PARA LOGISTICA REVERSA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS.

COMO FAZER A TRÍPLICE LAVAGEM DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

Lavagem das embalagens

A legislação brasileira determina que todas as embalagens rígidas de defensivos agrícolas devem ser lavadas com o objetivo de evitar a sua contaminação com produto residual. Além disso, os procedimentos de lavagem, quando realizados durante a preparação da calda, evitam desperdício do produto e reduzem riscos de contaminação do meio ambiente. A lavagem é indispensável para a reciclagem posterior do produto e deve ser feita conforme norma específica (NBR 13.968) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A norma prevê dois tipos de lavagem: tríplice e sob pressão.

Tríplice lavagem

Como o próprio nome diz, a tríplice lavagem consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia, de acordo com os seguintes passos:

- Esvaziar totalmente a embalagem.

-Encher a embalagem com água limpa até ¼ de seu volume (25%).

-Recolocar a tampa e fechar com firmeza. Agitar o recipiente vigorosamente em todos os sentidos, durante cerca de 30 segundos para dissolver qualquer resíduo do produto que tenha aderidos à superfície internas da embalagem.

-Despejar a água de enxague dentro do tanque do equipamento de aplicação, com cuidado para não espirrar. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por aproximadamente mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra.

-Repetir esses procedimentos mais duas vezes.

-Inutilizar a embalagem. Para isso, basta perfurar seu fundo com um objeto pontiagudo.