.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 07:00 às 13:00 Horas

Educação - Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

EMEF “Dr. Haroldo S. B. Motta” ganha Sala de Recursos Multifuncionais para atender alunos portadores de necessidades especiais

Projeto assiste crianças com atendimento individual e especializado


Este ano a Prefeitura de Ubirajara por meio da Secretaria Municipal de Educação entregou para a Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF “Dr. Haroldo S. B. Motta”, uma sala de Recursos Multifuncionais para alunos portadores de necessidades especiais. É a primeira vez em sua história que a escola recebe esse tipo de serviço. A sala é equipada com árvore sensorial, aramados, formas geométricas, quebra cabeças, material estruturado, monta quantidades, alinhavos, mesas, cadeiras, materiais didáticos-pedagógicas e professor especializado. A estrutura atende 8 alunos as segundas, terças, quintas e sextas-feiras no período da manhã e tarde. As salas de recursos multifuncionais são espaços da escola onde se realizam o atendimento educacional especializado – (AEE), para alunos com deficiência, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, para que eles possam desenvolver seu próprio currículo e participem da vida escolar. “O ensino regular atende 8 alunos com autismo de graus diferentes, deficiência visual e intelectual e com síndrome de down e de Roussel. Ou seja, estas salas tem uma importância tanto pedagógica quanto social. Na área pedagógica, ela disponibiliza apoio especializado para alunos, professores, direção e para a comunidade escolar como um todo. Na parte social, a sala oferece suporte para a efetivação da inclusão numa sociedade”, acrescenta a Profa. Bruna Maria Cardoso Gomes, pedagoga especialista em educação especial, deficiência intelectual e autismo, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. “Com estas ações, Ubirajara vem se tornando, na região, um polo de ações pedagógicas inclusivas”, conclui a professora. Para o secretário Municipal de Educação Leonardo Petenuci “A implementação das Salas Multifuncionais, é uma medida prevista na Política Educacional, visando equipar espaços com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar ou suplementar a escolarização. O (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF “Dr. Haroldo S. B. Motta”, é destinado a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, que se encontram matriculados na educação infantil do ensino fundamental. O atendimento acontece no período de aula, e é ofertado de forma especializada e individualizada, conforme a necessidade do aluno, onde esse grupo de estudantes pode explorar os materiais disponibilizados, fazendo observações sobre a funcionalidade destes e coletando ideias a serem utilizadas posteriormente nas práticas educativas”, finaliza Leonardo.  

623 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Ubirajara - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.